A História da Wicca

sexta-feira, 9 de novembro de 2007


Wicca é uma religião neopagã baseada na crença da magia e filosofia da Europa antiga, como as grandes fontes de conhecimentos e os Panteões (conjunto de Deuses) dos Nórdicos, Romanos e Gregos... Porém, sempre se manteve o equilíbrio entre o masculino e o feminino... O inglês Gerald Gardner reascendeu a Wicca, junto com outros Bruxos, em meados dos anos 40 e 50, e embora essa "fundação" tenha ocorrido provavelmente na década de 1940, só foi revelada publicamente em 1954. Vale lembrar que a Wicca não foi uma Religião criada a partir do nada, e nem foi criada por Gardner, mas sim ressurgida da sobrevivência da Bruxaria Pagã adaptada ao mundo de hoje, A Neo-Bruxaria ou A Bruxaria Moderna, e à toda a ascensão do Patriarcado até a Idade Média. Veio a público somente nesse período pois a Bruxaria ainda era vista como crime até as décadas de 40 e 50 na Inglaterra. E depois do trabalho de divulgação e esclarecimentos realizado por Gardner, essa idéia de "crime" foi repensada e posteriormente extinta.

Desde seu renascimento, várias tradições da Bruxaria Wicca evoluíram ou foram criadas. A Tradição que segue os ensinamentos e práticas específicas, conforme estabelecidos por Gardner, é denominada Tradição Gardneriana. Além dela, muitas outras Tradições de Wicca se desenvolveram e também existem muitos praticantes de Wicca que não pertencem a nenhuma Tradição estabelecida, mas criam a sua própria forma de culto (ecléticos) ou que seguem por conta própria alguma Tradição já estabelecida aos Antigos Deuses, se denominando Bruxos Solitários. Podendo contudo participar dos "sabbats" e "esbats"com outros Bruxos Wiccanianos.

É importante frisar que a Wicca não é uma religião antiga, mas uma religião com bases antigas. A Wicca tem suas crenças fundadas no antigo Paganismo.

AddThis Social Bookmark Button


0 comentários: to “ A História da Wicca

 

Design by Amanda @ Blogger Buster